Um especialista em informática britânico, que inadvertidamente perdeu um disco rígido contendo cerca de 10 mil bitcoins (incluindo forks), iniciou uma ação legal para obrigar o Conselho Municipal de Newport a permitir que ele vasculhe o aterro onde o dispositivo de armazenamento estaria enterrado.
Antecipando um novo aumento no valor da criptomoeda, o especialista disse que só quer ter a chance de encontrar as moedas perdidas.
De acordo com uma reportagem do Daily Mail, os investidores receberão uma parte do BTC perdido se e quando Howells os recuperar com sucesso. Além de financiar a ação, que deverá ser ajuizada no Supremo Tribunal, os investidores dos fundos de hedge reuniram uma equipe de especialistas em busca e engenheiros de recuperação de dados.
Mas mesmo a oferta de Howells de uma recompensa no valor de 25% do valor do ativo criptomoeda não conseguiu persuadir os funcionários do Conselho Municipal de Newport. A rejeição da sua oferta foi a gota d’água para Howells, que está em conflito com o conselho há uma década. Ele também citou a recusa do conselho em discutir a questão como uma das razões para a sua decisão de prosseguir com uma ação judicial.
Embora o BTC no disco rígido seja avaliado em pouco mais de US$ 525 milhões a preços atuais, Howells é citado no Daily Mail dizendo que o valor dos bitcoins excederá em muito um bilhão de dólares.
“Alguns especialistas acreditam que até o final do ano o preço subirá para US$ 250.000 por moeda. Isso faria com que meu disco rígido valesse £ 1,5 bilhão. O conselho pode ficar feliz em deixar isso em um aterro, mas eu não. Eles querem que eu vá embora e esqueça isso, mas como alguém poderia? Por que eu deveria recuar? Tudo que quero é uma chance de recuperar minha propriedade”, disse Howells.
Anteriormente, a Câmara Municipal de Newport negou o pedido de escavação de um especialista em informática, citando potenciais impactos ambientais negativos na área. O conselho, enfatizando o seu compromisso em servir os residentes de Newport, recusou-se a comentar mais sobre o assunto.